Terapia da Fala

Terapia da Fala

A Fale Connosco disponibiliza o serviço de terapia da fala para os mais variados problemas comunicacionais (verbais e não-verbais) detetados em bebés, crianças, jovens, adultos e idosos.

As consultas são sempre efetuadas por uma terapeuta da fala, devidamente formada e com experiência na área, a qual, através de técnicas adequadas, faz uma avaliação pormenorizada do caso e traça um plano de tratamento totalmente personalizado.

As sessões de terapia da fala podem ser direcionadas apenas para os pacientes, mas também podem incluir cuidadores, como pais, familiares, educadores e professores, os quais têm acesso a uma plataforma online, na qual está disponível todo o processo.

 

Principais problemas diagnosticados na terapia da fala

Os principais problemas diagnosticados numa consulta de terapia da fala estão relacionados com anomalias a nível de linguagem, deglutição/mastigação, fala, voz, fluência e patologias orofaciais.

 

          PROBLEMAS DE LINGUAGEM

  • Atraso no desenvolvimento da linguagem: pode ser ligeiro, severo ou grave e ter como causas perturbações específicas, fatores socioambientais (falta de estimulação, excesso de proteção, meio sociocultural, gémeos…) ou fatores orgânicos (cegueira, surdez, deficiência mental, trissomia 21…).
  • Perturbações da leitura e de escrita:
    • Dislexia: transtorno verificado a nível de leitura, soletração, escrita e funções neurocognitivas (distinção entre esquerda e direita, perceção de dimensões realização de operações aritméticas e funcionamento da memória de curta duração).
    • Disortografia: Erros da escrita que afetam a palavra mas não a grafia, podendo mesmo tornar o texto ininteligível.
  • Perturbações da linguagem adquiridas: Problemas de expressão e/ou de compreensão da linguagem causados por uma lesão cerebral, devido a acidente vascular cerebral (AVC/trombose), traumatismo crânio-encefálico (TCE), tumor cerebral, doenças neurológicas…

 

          PROBLEMAS DA FALA

  • Perturbações articulatórias: Produção incorreta de um ou mais sons, resultante de modificações orofaciais (fenda palatina, dentição…) ou de alterações nas funções orais (respiração, deglutição, hábitos de sucção da chupeta e do dedo…)
  • Perturbações motoras da fala: Alterações na fala causadas por um problema do foro neurológico, nomeadamente por acidente vascular cerebral (AVC/trombose), traumatismo crânio-encefálico (TCE), tumor cerebral, doenças neurológicas, paralisia cerebral, paralisia facial…

 

           PROBLEMAS DE DEGLUTIÇÃO

  • O problema de deglutição mais frequente é a disfagia, uma perturbação verificada numa das fases da passagem do alimento desde a boca até ao estômago, que pode ser causada por acidente vascular cerebral (AVC/trombose), traumatismo crânio-encefálico (TCE), paralisia cerebral ou doenças genéticas. De referir que também podem ocorrer problemas de mastigação nas situações referidas ou por questões desenvolvimentais.

        

           PROBLEMAS DE VOZ

  • A disfonia é o principal problema associado à voz (conjunto de sons produzidos pelo ser humano através da vibração das pregas vocais, a qual é modificada pelos órgãos ressoadores). Esta dificuldade em articular a voz com as suas características naturais pode ser causada pelo incorreto uso ou pelo abuso vocal, por fatores climáticos e ambientais, por vícios (tabaco, álcool, drogas), por alguns medicamentos (anti-histamínicos, ansiolíticos, antidepressivos…), por inflamações, por tumores ou ainda por fatores posturais e alimentares, entre outros…

 

          PROBLEMAS DE FLUÊNCIA

  • Gaguez: A pessoa (com mais de 4A) tem dificuldade em passar de forma suave de um som para outro. Os principais comportamentos são o rompimento do fluxo da mensagem, diminuição da velocidade e esforço físico e mental visível por parte do falante.
  • Taquifémia: Velocidade rápida ou irregular do discurso, número excessivo de disfluências e, por vezes, outros sintomas, como erros fonológicos e défice de atenção, causando insegurança nas produções verbais.

 

           PROBLEMAS DE MOTRICIDADE OROFACIAL

  • Os principais problemas relacionados com motricidade orofacial (boca, face e pescoço) podem refletir-se a nível de alterações na respiração, sucção, mastigação, deglutição e fala.
help me to do my homework

Parcerias

Brevemente Disponível